web analytics

Atribuição de bandeiras azuis em Sesimbra desencadeou onda de indignação por haver falta de higiene e lixo nos areais

BANDEIRA AZUL

Pelo terceiro ano consecutivo, as praias da Califórnia e Ouro, Meco e Lagoa de Albufeira-mar, vão hastear a Bandeira Azul da Europa.
 
Facto que desencadeou uma onda de indignação da parte de habitantes locais após a notícia ter sido avançada pelos meios de comunicação autárquicos.
 
Vários residentes de todas as freguesias do Concelho de Sesimbra tomaram a palavra para apontar falta de higiene e lixo nos areais.
 


O que se comenta nas redes sociais


«Há uma semana atrás a Lagoa parecia uma concentração de insectos! Aranhas, moscas, mosquitos… o areal era todo deles.»
 

«Continua a cheirar muito mal junto à Fortaleza, tanto de dia como de noite. Descarregam o esgoto lá. É uma vergonha para Sesimbra»
 

«Só é pena divulgarem esta noticia e não perceberem que devem manter todas as estruturas em redor com um bom funcionamento. Falo da praia de Sesimbra.»
 

«Eu gosto muito das nossas praias mas como isto é possível se até se vê fezes no areal e mar?»
 

«Anyone else wondering how this is possible given the mountains of trash seen on the beach a few days ago?»
 

«Pena que cada vez que chove, a água de Sesimbra cheire a esgoto e as pranchas fiquem escorregadias.»
 
 
Infectologistas afirmam que a ingestão de água contaminada por coliformes fecais e o contacto com a pele e olhos pode causar graves problemas de saúde.
 
Um dos maiores riscos é a infecção de feridas já existentes na pele e a Hepatite A. A espuma na água é um dos sinais de que há mais coliformeis fecais do que o nível aceitável na água.
 
A água da chuva acumulada, em caso de enchentes, pode estar contaminada com urina de rato. Neste caso, o risco é o contágio por leptospirose.
 
“Se há contacto com a água contaminada, poderá haver infecções com maior facilidade”, explicam os especialistas.