web analytics

Sesimbrenses acusam turistas de falta de civismo e apelidam-nos de “porcos”

lixo praia

Parte dos sesimbrenses estão a culpar quem frequenta a região pelo lixo que se acumula no Concelho, sobretudo em zonas de comércio e de atracção turística.
 
Foi apontado falta de civismo e sensibilidade ambiental, que segundo alguns locais, acaba por dificultar o trabalho da autarquia.
 
“Infelizmente há falta de civismo de algumas pessoas que deitam tudo para o chão e não percebem que a limpeza é fundamental para quem nos visita”, “As pessoas são umas porcas, deixam lá tudo na praia”, afirmaram alguns locais.
 
Apesar da higiene ser uma prioridade em qualquer concelho, José Polido, vereador do pelouro do ambiente e saneamento básico (CDU), que agrega a higiene urbana, justificou as respectivas dificuldades devido à dispensa de funcionários desse departamento.
 
O Vereador do ambiente, sublinhou ainda, que a limpeza das praias não era da sua competência.
 
“Nestes últimos anos, saíram mais de cem funcionários, na maioria operacionais” “Se há áreas complicadas de gerir, a dos recursos humanos é uma delas”, diz José Polido.
 
Inúmeras queixas da parte dos munícipes, por falta de cumprimento autárquico, são cada vez mais frequentes nesse âmbito. A indignação é notável de quem paga impostos, contacta a Câmara Municipal de Sesimbra e demora ver o problema ser resolucionado.
 
“Tenho tido conhecimento que o índice de visitas e de turismo no concelho de Sesimbra tem decrescido bastante nos últimos tempos, pois com cenários como estes que cada vez são mais frequentes, não temos como atrair ou cativar quem nos visita. É vergonhoso! Como é que junto a uma zona comercial, junto a duas pastelarias e uma peixaria, pode deixar acumular o lixo desta maneira?? O que andam a fazer os serviços Municipalizados? Todos nós pagamos a taxa de resíduos e quem recebe não cumpre com as suas obrigações.”
 
 
lixo c
lixo 3
 
“E continuamos sem virem recolher o lixo!
O camião passou por volta das 18.30h e mais uma vez não parou. Isto é uma vergonha.”

 
 
estas
 
“Estas fotos foram tiradas no passeio da rua Carlos Paião da Augi Nº 15. Encontra-se há perto de mês e meio, realmente, quem passa por esta rua, vê que não é digno deste nome por ter tanto lixo e ninguém faz nada, é um espaço muito pequeno em relação a outros.”
 
“Por favor recolham os desperdícios provenientes da limpeza dos jardins, que estão depositados há semanas junto aos contentores de lixo.”
 
 
lixo 5