web analytics

Como ir para o Ribeiro do Cavalo – Guia de acesso por terra

ribeiro ir8

Para ir à praia do Ribeiro do Cavalo ou à Praia do Cavalo como também é conhecida ou popularizada é necessário optar por um dos possíveis caminhos. O caminho por mar e o caminho por terra.
 
Como habitualmente são poucos os que têm o privilégio de ter um barco à sua disposição para visitar o local, passamos a indicar o seu percurso por terra. O mesmo exige alguma capacidade de mobilidade e orientação.
 

O caminho pedestre compensa?

Sim, são uns metros a pé por um dia no paraíso. É um lugar exótico e único que está em Portugal. Um paraíso a 40 km de Lisboa, um segredo escondido.
 
Como se trata de uma zona deserta, sem comércio local ou estabelecimentos públicos é essencial fazer uma mochila com o necessário antes de fazer a viagem.
 
Após a chegada a Sesimbra, o pontão do porto de abrigo talvez seja o melhor ponto de referência a ter em conta para se encontrar a estrada de terra batida que dá acesso à Praia do Ribeiro do Cavalo. A doca e o porto de abrigo de Sesimbra tal como a sinalização indica, encontram-se no lado poente da vila.
 
rib
 
No fim do porto de abrigo, depois do Parque de Estacionamento junto ao Clube Naval e pontão, existe uma estrada de terra batida do lado direito. Esse é o acesso por terra à praia do Ribeiro do Cavalo.
 
Guia e mapa para ir à praia do Ribeiro do Cavalo

ribeiro ir1
ribeiro ir

Estrada de terra batida antes do trilho pedestre

Depois de alguns metros de estrada de terra batida, onde se encontra a pedreira, os carros são devidamente deixados para o trilho pedestre ser percorrido. O trilho pedestre é inevitável para se chegar ao destino.
 
Sendo uma praia exótica e selvagem, a mesma tem sido um local de eleição para muitos campistas e turistas. Um enorme rochedo que se assemelha à cabeça de um cavalo deu o nome a esta praia.
 
É fundamental não deixar lixo no local para permanecer sempre limpa e agradável à vista de todos.
 

Fim do trilho pedestre, a chegada ao paraíso.

ribeiro ir5
ribeiro ir5