web analytics

Forte de Santiago

Forte de Santiago

O Forte de Santiago de Sesimbra, também conhecido como Forte da Marinha,Forte da Praia e Fortaleza de Santiago.
 
Localizado sobre a praia em Sesimbra, povoação tradicionalmente dedicada à pesca, tinha a função de proteger a vila e o seu ancoradouro.
 
A actual estrutura remonta à época da Restauração da Independência, quando no reinado de D. João IV (1640-1656) se determinou a sua edificação. O seu projecto ficou a cargo de João Cosmander,jesuíta holandês a serviço daquele soberano, estando concluída em 1648.
 
Utilizada como balneário para os filhos bastardos de D. João V (1706-50) (os Meninos de Palhavã), a partir de 1712 foi utilizada como sede do Governo das Armas da região, a quem se subordinavam as defesas costeiras, inclusive o Forte de Santiago do Outão, o Forte de Santa Maria da Arrábida, o Forte de São Teodósio na Ponta do Cavalo.

 
No Séc XIX, tendo perdido a função defensiva diante da evolução dos meios bélicos, foi desguarnecido e desartilhado em 1832. Posteriormente as suas instalações foram cedidas para uso da Alfândega (1886) até que, desde 1879, passou a abrigar o quartel da Guarda Fiscal. Actualmente encontra-se a cargo da autarquia e aberta ao público.
 

Forte de Santiago

Foto : Carlos Plácido

 
Considerada como Monumento Nacional por Decreto de 29 de Setembro de 1977, actualmente encontra-se em bom estado de conservação, aberto à visitação turística.
Horário de funcionamento:
 
Todos os dias, das 8 às 20 horas
 
Fonte: Wikipédia