web analytics

Senhor das Chagas

Festa da Chagas

A procissão de 4 de Maio do Senhor das Chagas, dia de feriado municipal em Sesimbra, é considerada o auge das comemorações, arrastam centenas pessoas e participantes a Sesimbra . Segundo a tradição, em Sesimbra, as ruas e as janelas de todas as casas da vila  vestem-se de alecrim para homenagear o Padroeiro dos pescadores.
 
 Foto: Filipa Batista
 
Os sesimbrenses prestam uma grande devoção ao padroeiro do município e  isso tem sido transmitido de geração para geração.  A chegada do Santo ao Largo da Marinha é um ponto alto da procissão. Os barcos acompanham-no ao som das sirenes, sendo  feita uma bênção aos pescadores e seus barcos .
 
Conta a lenda que no ano de 1534, a mulher de Henrique VIII, rei de Inglaterra, mandou lançar ao mar todas as imagens sagradas devido às lutas religiosas que se travavam na altura.

 
Quis o destino que o mar conduzisse a imagem de Jesus Cristo crucificado até à praia de Sesimbra, tendo sido encontrada junto à Pedra Alta. Os populares chamaram-lhe Senhor das Chagas e tornou-se o padroeiro de Sesimbra.